

Um residente ao deixar a Austrália, tem tempo limite para retornar, ou irá expirar o próprio visto. Existem muitas pessoas com dúvidas em relação a isso, e sempre perguntam...Mas eu não imigrei? Não sou considerado um Australiano? Eu não tenho o direito de sair e voltar da Austrália na hora que quiser? A resposta é não!
Como residente, você tem o direito de sair e voltar para Austrália quantas vezes quiser, mas não se esqueça que você esta sob um Visto, e que esse visto tem imposições como por exemplo, solicitar um visto de retorno (Resident Returning Visa) antes de sair, além de observar o período que você pode ficar fora da Austrália sem perder o Visto.
Imigração e Residência representam a mesma coisa, ou seja, a pessoa não tem vínculos com a Austrália. Seria o equivalente a você me dar permissão para morar em sua casa indefinitivamente, mas eu ainda não pertenço a sua família. Já cidadania, é outra coisa completamente diferente... Nela, você realmente passa a ter vínculos, deveres e direitos plenos igual a qualquer outro cidadão Australiano, principalmente o direito ao voto, coisa que como residente jamais terá. Aproximadamente 100 mil pessoas por ano se tornam Australianos, tendo que efetuar uma aplicação e pagar uma gorda taxa para o Departamento de Imigração. No formulário, além de perguntas sobre seu período de Residência na Austrália, lhe é solicitado que também apresente cartas de referência de 3 pessoas influentes na sociedade, como Chefe de Polícia, Médico, Veterinário, Dentistas, Diretoes de Escolas e outros, atestando que essas pessoas lhe conhecem à mais de 2 anos. Também a fotografia da aplicação, tem que ser devidamente escrita no verso por um "Justice of Peace" ou cartório, atestando que a foto realmente é sua. (se vocã nao ficar doente, ou não tiver relacionamento algum com essas pessoas, fica bastante difícil de provar).
Após a aplicação ter sido aprovada, é marcada uma cerimônia pública em um recinto como o auditório da prefeitura local, para que lhe seja entregue o certificado. Durante a cerimônia, são explicados os Símbolos da Australia, bem como a Bandeira, o Hino, e também pratos e comidas típicas da Australia. Faz-se então um juramento em conjunto, em voz alta e em pé, cujo texto reproduzo a seguir:
" From this time forward, under god (under god pode ser suprimido se você quiser), I pledge my loyalty to Australia and its people, whose democratic beleifs I share, whose rights and liberties I respect, and whose laws I will uphold and obey."
Ao encerrar o juramento, a pessoa que conduz a cerimônia, (normalmente o prefeito da cidade que você mora) chama um por um, e entrega em mãos o certificado de cidadania, que será seu documento oficial para retirada de passaporte Australiano, inscrição como eleitor, concorrer à cargos públicos, e outras cositas mais. Seque-se um rega-bofe com pratos típicos Australianos como o Anzac Biscuit, Meat Pie, e outras guloseimas mais.
Nota: A Austrália desde 2002 permite que se tenha dupla cidadania.
FONTE:http://www.yesaustralia.com/Visto-cidadania.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário