sábado, 1 de dezembro de 2007

Cidadania

Cidadania Australiana é concedida para aqueles que se aplicarem para o Departamento de Imigração, e que tenham cumprido os requisitos básicos. Um deles é o fato da pessoa estar legal na Austrália, e ter vivido no mínimo 2 anos como Residente Estrangeiro. Entenda como Residente, a pessoa que foi aprovada no processo de imigração, à qual foi concedida um Visto de Residente Permanente com pleno direito ao trabalho. No entanto pelas novas regras, um residente não pode recorrer aos benefícios do Governo antes de dois anos na Austrália. Benefícios como auxílio família, auxílio maternidade, auxílio desemprego, mesada para estudantes, ajuda de aluguel, crédito educativo, aposentadoria, e muitos outros, só estarão disponíveis após 2 anos como Residente, ou para quem já é cidadão.

Um residente ao deixar a Austrália, tem tempo limite para retornar, ou irá expirar o próprio visto. Existem muitas pessoas com dúvidas em relação a isso, e sempre perguntam...Mas eu não imigrei? Não sou considerado um Australiano? Eu não tenho o direito de sair e voltar da Austrália na hora que quiser? A resposta é não!

Como residente, você tem o direito de sair e voltar para Austrália quantas vezes quiser, mas não se esqueça que você esta sob um Visto, e que esse visto tem imposições como por exemplo, solicitar um visto de retorno (Resident Returning Visa) antes de sair, além de observar o período que você pode ficar fora da Austrália sem perder o Visto.

Imigração e Residência representam a mesma coisa, ou seja, a pessoa não tem vínculos com a Austrália. Seria o equivalente a você me dar permissão para morar em sua casa indefinitivamente, mas eu ainda não pertenço a sua família. Já cidadania, é outra coisa completamente diferente... Nela, você realmente passa a ter vínculos, deveres e direitos plenos igual a qualquer outro cidadão Australiano, principalmente o direito ao voto, coisa que como residente jamais terá. Aproximadamente 100 mil pessoas por ano se tornam Australianos, tendo que efetuar uma aplicação e pagar uma gorda taxa para o Departamento de Imigração. No formulário, além de perguntas sobre seu período de Residência na Austrália, lhe é solicitado que também apresente cartas de referência de 3 pessoas influentes na sociedade, como Chefe de Polícia, Médico, Veterinário, Dentistas, Diretoes de Escolas e outros, atestando que essas pessoas lhe conhecem à mais de 2 anos. Também a fotografia da aplicação, tem que ser devidamente escrita no verso por um "Justice of Peace" ou cartório, atestando que a foto realmente é sua. (se vocã nao ficar doente, ou não tiver relacionamento algum com essas pessoas, fica bastante difícil de provar).

Após a aplicação ter sido aprovada, é marcada uma cerimônia pública em um recinto como o auditório da prefeitura local, para que lhe seja entregue o certificado. Durante a cerimônia, são explicados os Símbolos da Australia, bem como a Bandeira, o Hino, e também pratos e comidas típicas da Australia. Faz-se então um juramento em conjunto, em voz alta e em pé, cujo texto reproduzo a seguir:

" From this time forward, under god (under god pode ser suprimido se você quiser), I pledge my loyalty to Australia and its people, whose democratic beleifs I share, whose rights and liberties I respect, and whose laws I will uphold and obey."

Ao encerrar o juramento, a pessoa que conduz a cerimônia, (normalmente o prefeito da cidade que você mora) chama um por um, e entrega em mãos o certificado de cidadania, que será seu documento oficial para retirada de passaporte Australiano, inscrição como eleitor, concorrer à cargos públicos, e outras cositas mais. Seque-se um rega-bofe com pratos típicos Australianos como o Anzac Biscuit, Meat Pie, e outras guloseimas mais.

Nota: A Austrália desde 2002 permite que se tenha dupla cidadania.


FONTE:http://www.yesaustralia.com/Visto-cidadania.htm

Nenhum comentário: