terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Spouse/De facto Visa- P/quem tem um Aussie Partner


Spouse / De facto Visa - Para quem tem um Aussie Partner Spouse / De facto Visa - Para quem tem um Aussie Partner O Spouse (ou De facto) Visa é um visto de Residência Temporária de 2 anos que uma pessoa de qualquer nacionalidade pode pedir caso esteja em um relacionamento com um cidadão(ã) australiano (a) morando juntos sem casar por no minimo 12 meses ou casados).

O casal tem que provar que a relação é contínua e verdadeira com uma documentação que prove o periodo que dizem estarem juntos, como conta bancária conjunta, contrato de aluguel e contas que mostrem que vivem sob o mesmo teto(ou razões muito fortes para a distância), extratos bancários durante todo o periodo, fotos juntos, tickets de viagens juntos, cartas da familia e amigos australianos (juramentado) falando que conhecem o casal por X tempo e que acreditam que a relação deles é verdadeira e duradoura e porquê, exames médicos, antecedentes criminais de todos os paises em que o APLICANTE (parceiro não-australiano que está pedindo o visto) morou por mais de 1 ano , documentos traduzidos para o inglês, cópias certificadas , histórico do relacionamento com os 2 escrevendo (separadamente) como se conheceram, como o relacionamento se desenvolveu, porque que resolveram morar junto, coisas que dividem, etc. Também o parceiro australiano tem que ser o Sponsor(patrocinador) do aplicante, mostrando através de payslips (holerites) que ele ou alguem da familia dele tem condição de sustentar o aplicante na Australia até o aplicante conseguir trabalho, se ficar doente, etc .

Com este visto, o aplicante pode trabalhar na Australia periodo integral e tem direito ao seguro de saúde público que todo australiano tem (Medicare). Não recebe benefícios (dinheiro) caso esteja desempregado ou coisa assim mas o governo dá auxílio na procura de trabalho.
Depois de 2 anos a partir da data em que o aplicante dá entrada no processo para o Spouse Visa, a imigração contacta o casal, que tem que provar mais uma vez que ainda estão juntos e enviar mais uma vez a documentação que prove isso. Só depois deste processo, que não deve demorar muito, é que o aplicante recebe (ou não) a residência permanente. A PR (Permanent Residence) só poderia sair antes dos 2 anos caso o casal tivesse um filho ou se completassem 5 anos de relacionamento antes disso :

Se vc tiver 2 anos de relacionamento (contando o tempo de relacionamento antes de aplicar pelo spouse visa e durante o spouse) e tiver filho com seu "partner" você não precisa esperar os 2 anos no "temporary" pra pegar o permanente.

Permanent visa


In most cases, permanent residence cannot be granted until 2 years after you lodge your application. However, you may be granted a permanent visa without having to fulfil the usual 2 year waiting period if:

*at the time you apply you have been in a spouse relationship with your partner for 5 years or more, or 2 years or more where there are dependent children of the relationship
or
*your spouse was granted a Protection visa or a permanent visa under the humanitarian program, you were in the relationship before the visa was granted and this had been declared to the department at the time.

Se o casal não estiver mais junto depois dos 2 anos, eles ainda analisariam motivos, etc e o aplicante ainda poderia pegar a permanência.

E se formos casados mas não tivermos 1 ano morando juntos?

Para quem não tem 1 ano de relacionamento morando juntos, mas se está CASADO, então a unica diferença na hora do pedido para o Spouse Visa, é que o casal NÃO precisa provar o 1 ano morando juntos (12 month relationship requirement), MAS ainda sim precisa provar o resto todo citado acima.

  • DIFERENÇA ENTRE O SPOUSE VISA PROVISIONAL E TEMPORARY


No final é tudo a mesma coisa. O nome só é diferente pq depende de onde vc aplica. E porque muda a subclass tbém.


STAGE | WHERE U ARE APPLYING | SUBCLASS
1|Outside Australia | Subclass309- Spouse(provisional)

|Inside Australia | Subclass820- Spouse(temporary)

Description: You and your Australian partner are married or you have been in a de facto relationship for 12 months at the time of application.

2|Outside/Inside Aus | Subclass100- Spouse(migrant)

| Inside Australia | Subclass801- Spouse(residence)

Description: You are still in the relationship with your Australian partner 2 years after first applying for the temporary visa.

Provisional Visa - A temporary visa allowing a person to enter and remain in Australia until a decision is made on the permanent visa application.

Temporary Visa - A visa permitting a person to enter and/or remain in Australia temporarily.

Migrant -Applicants applying from outside Australia will be applying to migrate. Applicants applying in Australia will be applying for permanent residence. In the context of partner migration information, the term 'migrate' covers both.

  • POR ONDE COMEÇAR ...

1 - Ler o Booklet 1 – Partner Migration -http://www.immi.gov.au/allforms/booklets/1127.pdf

2 – Fazer o download na internet de todos os formulários que vc estará precisando de acordo com o booklet - http://www.immi.gov.au/forms_booklets/index.htm . Os formulários médicos para quem aplica fora da Austrália são diferentes. Eu utilizei os do Item 3 abaixo e acho que não mudaram.

3 – Fazer os exames médicos - Tenho quase certeza que no Brasil ou qq outro lugar vc tbém pode fazer seus exames médicos antes de entregar a papelada, o que já ajuda a acelerar o processo. Ao invés de mandar toda a documentação e esperar eles te pedirem os exames, vc já pode mandar tudo junto de uma vez. Os exames são válidos por 1 ano.

Tem uma lista com os médicos autorizados no Brasil no site da imigração:
http://www.immi.gov.au/allforms/doctors/panel_b.htm

São 2 exames.

1) Full medical examination (exame de urina, HIV e eles examinam suas mãos, boca, coisa assim)-Formulario 26- http://www.australia.org.uk/vti/FORMS/26.pdf
2) X-Ray do torax-Formulario 160- http://www.australia.org.uk/vti/FORMS/160.pdf

Caso aplique dentro da Austrália os formulários mudam para Form 26A e Form 160A.
Tem que levar o formulario já preenchido . Algumas partes VC tem que preencher e outras partes É O MÉDICO QUEM PREENCHE. É INDICADO NO FORMULÁRIO.VC PRECISA de 4 fotos (tamanho passaporte deles, acho que 3x7), 2 para os formularios para o visto e 2 para os exames medicos e seu partner australiano(a) de 2 para os formularios pro visto . Acho que vc tem que COLAR a foto dos exames na frente deles.Não me lembro direito. Nos formularios tb consta algumas destas informações.

O exame vem lacrado e vc nao pode abrir,claro.

http://www.immi.gov.au/faq/general/general03.htm

  • 4 – Começar a juntar a documentação:


- Começe pedindo os " police checks" (só do aplicante) dos países onde já morou por 1 ano ou mais, pq pode demorar, caso vc tenha morado em outros países.

- Depois, faça a tradução juramentada da sua certidão e dos police checks + as cópias autenticadas de todos os documentos.

- Peça para os familiares e 2 amigos australianos do casal já irem escrevendo as "Statutory Declarations ", pq dependendo da pessoa pode demorar … Estas declarações são,na verdade, um formulário em que a pessoa escreve e se chama " Statutory declaration by supporting witness in respect of an application to remain permanently in Australia on spouse or interdependency grounds” - Form 888
Lá se explica tudo direitinho. Tem que ser juramenta por um juiz de paz , policial,farmacêutico, etc. (pra quem esta na Australia ) Lá fala as pessoas que podem autenticar (juramentar,assinar).E tbém precisa da cópia autenticada do passaporte (ou ID) da pessoa que escreveu.

- Escreva o histórico do relacionamento de vcs. Cada um escreve um.

-Junte e organize outras evidências do relacionamento .

E por aí vai ..... Só depois que estiver com TODA a documentação na mão e exames médicos é que você vai enviar tudo e pagar (pra pagar tem que baixar o formulário de pagamento da internet tbém e colocar os detalhes do seu cartão de crédito e o valor do visto que vc tbém encontra na lista de preços no site deles - http://www.immi.gov.au/allforms/990i.htm e enviar com o resto da documentação ).

Tente seguir o booklet de informações ao pé da letra.Se tiver um errinho eles já mandam de volta e aí atrasa tudo. Se vc nao fizer direito e eles negarem seu visto vc NÃO recebe o dinheiro de volta.
E SE NÃO FORMOS CASADOS,NEM ESTIVERMOS MORANDO JUNTOS HÁ 1 ANO?

Par quem tem um “partner” australiano (a), mas nunca moraram juntos nem são casados, existe ainda a chance de pedir o “ Prospective Marriage ou Fiancé visa” - Visto de noiva(o). Vc não precisa estar morando com a pessoa , mas tem que pedir o visto FORA da Austrália e tem 9 meses para se casar a partir da data que chegarem na Austrália. Depois que se casarem , o partner não-australiano(aplicante) tem que então entrar com o pedido para o Spouse Visa. O Fiancé Visa tbém te permite trabalhar full time e tudo mais,porém acho que não dá direito a Medicare.

O booklet para este visto é o mesmo citado acima -Booklet 1 - Partner Migration

  • VISTO PARA GAY PARTNERS - INTERDEPENDENCY VISA


O visto que um casal gay pode pedir(sendo um dos 2 "australian resident", claro)para que o seu parceiro "non australian resident" se torne residente (a principio temporario) na Australia e possa trabalhar full time e tudo + (e depois de 2 anos pegar o de Residente Permanente) é o visto correspondente ao Spouse Visa para casais hetero. O visto funciona exatamente do mesmo jeito que o Spouse Visa (favor ler posts anteriores para informacoes sobre o mesmo)ou seja, a pessoa tem que estar morando com seu "gay partner" por pelo menos 1 ano antes de dar entrada no visto . Precisa provar isso com varios documentos (os mesmos que para o Spouse Visa). Para casais hetero existem outras opcoes que eliminam esse requisito dos 12 meses morando juntos (como casamento, filho, etc) ,mas nao para casais do mesmo sexo.O unico "waiver" para esta condicao seria no caso de o casal estar vivendo separadamente pelo fato de no país onde residem ser ilegal que vivam juntos.

Pedindo fora da Australia, o primeiro visto que a pessoa recebe se chama Subclass 310 - Interdependency Provisional (Residencia Temporaria)– e depois de 2 anos receberia o Subclass 110 - Interdependecy Migrant (Permanente).

Pedindo aqui na Australia, o primeiro visto que se recebe se chama Subclass 826 -Interdependency Temporary (Residencia Temporaria)– e depois de 2 anos receberia o Subclass 814 -Interdependecy Residence(Permanente).

Na pag 31 do Booklet 1 - Partner Migration tem tudo sobre este visto.
Na pag 15 do mesmo Booklet tem as informacoes sobre o "Requisito de 12 meses de Relacionamento"

Os formularios para este visto tbem sao os mesmos usados parao Spouse -http://www.immi.gov.au/allforms/books1.htm
Importante
Tanto para o Spouse/De facto quanto para o Interdependency, na hora de provar os 12 meses de relacionamento (Eles citam que o casal tem que estar "living together full time" , "setting up a house hold separately from other people", " sharing important financial and social commitment") é muito importante que o casal tenha uma conta bancaria conjunta, ou algum bem, seguro,qq coisa no nome dos 2.
COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA
Sugiro que as pessoas que já passaram por algum destes processos ACIMA postem aqui seu “caso” e informações que considerem importantes ou que possam dar uma “luz” àqueles que ainda passarão por isso. Poste dicas, qto tempo demorou pra sair seu visto,de onde aplicou,que tipo, se fizeram algo que ajudou a acelerar o processo ou se fez demorar mais ainda, etc.

Sempre existem casos diferentes, exceções que é legal a gente saber …
Spouse Visa - de Londres
Eu conheci meu namorado em Londres, há pouco + de 3 anos atrás e pedi meu "Spouse ou De facto Visa" de lá mesmo,quando tínhamos exatamente 1 ano morando juntos.Fizemos tudo sozinhos, sem ajuda de agência. Mandei tudo o que eles pediam no booklet numa Segunda e na Quinta já recebi o e-mail falando que o visto tinha saído. Na outra segunda já estava com o visto no passaporte. Sem entrevistas, nem nada. O processo mais rápido que já ouvi falar acho que foi o meu. Nem 1 semana.

Pra quem está em Londres e for aplicar de lá (acredite ou não, tem muito casal igual a gente que se conheceu lá )aqui estão algumas dicas:

Em Londres, vc vai estar aplicando pelo visto na "Australian High Comission" .

Este site http://www.australia.org.uk/vti/html/ explica tudo sobre os horarios deles,endereco, como vc faz pra mandar a papelada, How to Apply - http://www.australia.org.uk/vti/HTML/apply.html porque não pode ser pessoalmente, vc tem que mandar pelo correio ou por um courier somente ate certo horario).

Demora de 5 a 10 dias para sair o visto se vc mandar tudo direitinho (inclusive os exames medicos). De Dezembro a Março eles sao mais "busy" e ai demora mesmo uns 10 dias. O meu saiu em 3,4.

Pra pagar, vc tem que imprimir este Formulario http://www.australia.org.uk/vti/FORMS/credit_card.PDF no mesmo site acima e ai preenher com o nome e preco do visto e colocar os detalhes do seu cartao bancario e mandar junto com toda a documentacao.

A pessoa que traduziu meus documentos : Maria Eugenia
Consulado do Brasil em Londres
07968691544
02079309055 - Ramal 962

E para o Police Check:
http://www.met.police.uk/westminster/stations.htm

Vc tem que enviar o original em português + o original traduzido e autenticado do seu Police Check. Já da Certidão de Nascimento sua e do seu namorado, vc tem que enviar a cópia traduzida(só sua óbvio) e autenticada somente. Quem traduz, na maioria das vezes já autentica pra vc.
E eu enviei originais do contrato de aluguel, das contas no mesmo endereço minha e dele , holerites, extrato bancário, cartas, e-mails, tickets de viagens, cartões-postais de amigos para o casal,fotos (não precisa ser o album inteiro não...Uma de cada época... as mais importantes...com a família, sei lá) pq ia ficar uma nota fazer cópia autenticada de tudo em Londres.

Eles devolveram as fotos , cartões postais, e-mails e os tickets das viagens. NÃO devolveram o " Police Check", traduções, histórico do relacionamento, declarações dos amigos,contrato de aluguel, extratos bancários, contas no mesmo endereço, exames médicos.

À propósito, mande comprovantes que estão no mesmo endereco por todo o período que estão juntos...1 pra cada mês ...
Eu coloquei tudo numa pasta dessas de plástico, tipo, declarações numa página, histórico em outra, applications em outra, police checks em outra ,etc tudo com etiquetinha falando o que era... *rs

Uma dica: QDO TUDO ESTIVER PRONTO TIRA UMA COPIA DE TUDO...PQ VC NUNCA SABE ...VAI QUE ELES PERDEM ALGUMA COISA .... JA VI ALGUEM AQUI NO ORKUT DIZER QUE ACONTECEU COM ELE (A)


Um comentário:

Anônimo disse...

Casar com canadense é mais rápido o processo para obter o PR(permanent residence)do que na burocrática Austrália!!!
No Canadá o processo leva menos de 1 ano!!!
Casem com canadenses, mais rápido e menos burocrático!!!