
Oii! Estou hoje aqui para falar das dificuldades ! Essa eu queria ter lido antes de ir embora... É bom deixar claro que dificuldades todos nós passaremos em qualquer lugar do mundo!
E na Austrália não é diferente! Estou aqui mesmo é para discutir as pedras no caminhos que a maioria de nós (estudantes-imigrantes-sem-dinheiro-fud.-e-mal-pagos) encontramos!
ACOMODAÇÃO!
Por ser um lugar novo, você ainda não está habituado aos costumes, e por isso, muitos acham que uma maneira interessante de se integrar e evitar o sentimento de se sentir um peixe fora d'água é indo para uma Homestay. O que pode ser maravilhoso! ou um total desastre...Deixa eu explicar...
Você pode pegar uma homestay ótima, com pessoas legais, que vão tentar entender o seu pseudo-inglês, que vão te ajudar a se localizar (pelo menos no mapa), que vão te dar uma comida boa...OU...Você pode ter a infelicidade de pegar um lugar sujo, onde a sua ''mom'' é uma bruxa e não está nem aí para você! A casa pode ser longe, mal-organizada, com novos irmãos chatos, etc. Porém, as coisas sempre podem piorar!
Tenho um caso de Mariazinha 1, que acabou de chegar em Brisbane, e pegou LOGO DE CARA, uma família indiana, com costumes hindus...o que significa: totalmente diferente! Não só do Brasil, mas do mundo ocidental. A ''mom'' dela acordava todo mundo as 7 horas da manhã para fazeram a primeira oração do dia. Não podia abrir a janela para o sol entrar devido a posição inadequada da entrada dos raios solares, segundo o feng-shui. A comida era algo irreconhecível, uma ''gororoba'' de cor verde misturada com laranja, que não podia ser desperdiçada, e para piorar, ela tinha que estar fora de casa até 7:30 da manhã, pois como toda a sua ''família'' saía, e ela não tinha chave. Caso contrário , estaria presa o dia inteiro em casa. Escolhendo sair, tinha que chegar no máximo 7:30 da noite senão não teria jantar. Eles ainda a receberam super mal, e a ignoravam. E para piorar,ela não estava tendo aula, ou seja, tinha que ficar na rua mesmo! E...Não sabia nada de inglês! Por isso, sempre quando pensar que você está mal, pense que tem alguém muito pior que você!
Outro tipo de acomodação muito comum é o backpacker. É destinado mesmo para os viajantes. Não é muito barato não, com os preços em torno de 20 dol por dia, dividindo quarto com uma média de 8, 9 pessoas (sem exageros) . Dependendo da sua ''sorte'', ainda dá para ser roubado! Meu Mate 1, viajou para Sydney por esses meses, e conseguiu ser roubado no último dia ''enquanto ia comprar um miojo no supermercado da frente'', segundo ele. Agora imagina a cena, sozinho, sem dinheiro, sem passaporte, perdendo também todos os presentes que ele tinha comprado com o seu duro dinheirinho de trabalhador braçal em um restaurante busy (terror de todo kitchen hand).
Talvez o destino de 99% dos brasileiros é uma sharehouse. Não vou falar que seja todo mundo, mas posso falar sinceramente que não conheço esse 1%!
Geralmente o pessoal aluga na City (centro) um ap, muito bom, mobiliado, com uma vista incrível , que teoricamente não deveria ter muitas pessoas a mais...Porém, na prática, pode ser um pouco diferente.
Meu amigo, Mate 2 ,alugou a casa para alguns europeus. Até aí tudo bem. O que ele não esperava é que todos os dias eles fariam festas, fumariam muita maconha o tempo inteiro, usariam muita droga e fariam barulho todos os horários do dia!
Amigo Mate 3 mora com 4 koreanos, e 1 japonês. Os koreanos só jogam playstation 3 (o dia inteiro) e o japa só pensa em fumar maconha!
Mate 4 conseguiu garantir a cama no quarto com mais 3 pessoas, enquanto na sala 4 dormem e mais 2 dormem no outro quarto. E isso tudo com 1 banheiro! e todos homens.
EMPREGO!
Essa é a parte mais ''SUJA'' da Austrália. Literalmente. Espero que todos já saibam o que lhes espera : Lavar muito prato, usar muito aspirador (vaccum), limpar muuito banheiro, entregar muita comida...
Tem uma imensa lista de empregos, mas esses são definitivamente os mais populares:
...pra quem não tem inglês...
Muitas pessoas encontram emprego nos offices na city limpando alguns andares de escritórios. Você pode pensar que isso é fácil, mas depois de 1 semana, 3 andares, muita poeira, e nem sempre um superviser agradável, o quadro muda de imagem! Lavar prato é necessário basicamente muita força de vontade. Como diz o meu Mate 1 enquando está lavando prato e seu fud., ele acha inspiração na frase : ''Tem que pensar no dinheiro!!!''
Tem o runner, ele tira a mesa, poli talher, copo...Você não tira pedidos,e geralmente não leva prato, só limpa. É uma 'cleaner chique' digamos assim, só que de restaurante.
Para as meninas, algumas escolhem o caminho de dançar em bares a noite.Nua mesmo. Só para deixar explicado que isso não é sinonimo de prostituição, é proibido, a não ser que a dançarina aceite, que toquem ou falem, ou filmem alguma coisa!
...pra quem tem 'um pouco' mais de inglês...
Waitress/Waiter (garçonete/garçom). Você pode ter a felicidade de achar em um café, super tranquilo, ou em um lugar muito agitado, o que pode ser um Deus nos acuda!!! É necessário saber pelo menos o básico de inglês. Enquanto você estava no restaurante, comendo com sua família/amigos/etc, relaxando, não tinha idéia do quão difícil pode ser rodar a noite inteira, sorrir e disfarçar o cansaço de uma noite de trabalho!
Você pode ser um vendedor...das mais variadas coisas. Desde de lojinha de sorvete até uma loja. Isso tudo depende da sua disponibilidade e seu inglês.
PERDA DE FOCO!
Sempre escuto de muitas pessoas , assim que chegam que vão fazer o máximo para evitar falar em português.
Só que depois de um tempo, você passa a sentir falta do tipo de humor brasileiro, de falar a sua primeira língua, da sua comida, de casa, dos amigos...
E o jeito mais ''fácil'' de estar mais ligado com tudo isso que você tanto sente falta...
É fazendo o que você se propôs a não fazer!
É instantâneo!
Quando você escutar o primeiro brasileiro falando na escola um ''Qual é Leke?'', um ''Bahh Guri'', ou o mais comum '' Ô Meu!'' ...
A partir daí, está feito o seu grupo que provavelmente vai ficar até o fim da viagem,( Claro, quando dá pra falar na sua língua , pois na escola é TERMINANTEMENTE PROIBÍDO falar na sua língua nativa).
Além de o estilo de vida australiano ser regado a muito bebeida alcoolica e Pubs até mesmo em dia de semana; aqui tem muita gente diferente, uma nova experiência...Tudo novo!
É é mais do que normal as pessoas tenderem a esquecer seus objetivos iniciais e encorporar mesmo as Parties, as Jugs (mais ou menos 1 L e 150 mL de BEER)...
Mas pensa bem, se olharmos por outro ângulo, está todo mundo carente, há meio mundo distante de casa, ralando em empregos bem difíceis.
É mais do que compreensível que as pessoas achem uma válvula de escape.
Como aqui é um dos países mais cosmopolitas do mundo, vocês vão escutar muito a expressão de ''completar as figurinhas do meu álbum de nações''.
Uma Mate 5 já deu a volta ao mundo, e provavelmente já fala todas as línguas do mundo! Essa é uma apreciadora de relações humanas .
ESCOLA!
Até que dá para aturar a escola nas primeiras semanas.Maaas...
Depois disso, você não aguenta mais! Especialmente quando já começou a trabalhar, que você só quer mesmo é saber de dormir depois do trabalho! E o horáio da escola é horrível! Normalmente de 8:30 da manhã até as 15:30.Uma tortura!
O que te impede de arranjar empregos melhors, pois o horário comercial é até 5 p.m., e restringe sua opçôes. ! Te deixando a primeira :Early Morning, antes da escola de madrugada! Ou depois, de noite, das 5:30 atééé...
Só na escola você perde o horário do sono de manhã e o do depois do almoço!
A escola é composta por muuuitos asiáticos (que falam muito mal), muitos europeus , muitos colombianos/brasileiros (latinos em geral) e alguns canadenses. Ah e alguns perdidos que nós nunca pensamos que realmente conheceríamos alguém de Fiji, ou Nova Guiné...
Acredito que o problema mesmo seja porque são muitas horas de aula de inglês, praticamente uma overdose!
CUSTO DE VIDA!
Extremamente caro! E pode ser exorbitantemente caro dependendo (claro) de onde você vai morar e do estilo e vida que você vai escolher ter. O que no Brasil seria muito barato, como por exemplo encher a cara para beber...Aqui é um absurdo! Então por isso que o salário vai por água à baixo na primeira party! Tudo é pago por semana, e mesmo que você se surpreenda com a quantia de dinheiro que recebe, vai se surpreender mais ainda com a quantia que sai em aluguel, alimentação, etc.
TRANSPORTE!
Posso falar em Brisbane...Fora taxi, não tem transporte de madrugada, então se você precisa se locomover, ou é a pé ou de carona.
O ticket (daily) do ferry/ônibus é de 5.20 dol - Jpa em Sydney e Melbourne chega a ser quase o dobro).
A vigilância não é muito dura, então você até pode viajar sem ter pago, mas se você tiver a infelicidade de pegar algum segurança pedindo para ver o seu ticket, e você não tiver, corre o risco de além de pagar uma multa de 150 dol, passar uma vergonha consideravel, pois aqui não existe ''jeitinho brasileiro''.
Vou ficando por aqui...
Espero não ter assustado ninguém!
Um grande abraço!
E na Austrália não é diferente! Estou aqui mesmo é para discutir as pedras no caminhos que a maioria de nós (estudantes-imigrantes-sem-dinheiro-fud.-e-mal-pagos) encontramos!
ACOMODAÇÃO!
Por ser um lugar novo, você ainda não está habituado aos costumes, e por isso, muitos acham que uma maneira interessante de se integrar e evitar o sentimento de se sentir um peixe fora d'água é indo para uma Homestay. O que pode ser maravilhoso! ou um total desastre...Deixa eu explicar...
Você pode pegar uma homestay ótima, com pessoas legais, que vão tentar entender o seu pseudo-inglês, que vão te ajudar a se localizar (pelo menos no mapa), que vão te dar uma comida boa...OU...Você pode ter a infelicidade de pegar um lugar sujo, onde a sua ''mom'' é uma bruxa e não está nem aí para você! A casa pode ser longe, mal-organizada, com novos irmãos chatos, etc. Porém, as coisas sempre podem piorar!
Tenho um caso de Mariazinha 1, que acabou de chegar em Brisbane, e pegou LOGO DE CARA, uma família indiana, com costumes hindus...o que significa: totalmente diferente! Não só do Brasil, mas do mundo ocidental. A ''mom'' dela acordava todo mundo as 7 horas da manhã para fazeram a primeira oração do dia. Não podia abrir a janela para o sol entrar devido a posição inadequada da entrada dos raios solares, segundo o feng-shui. A comida era algo irreconhecível, uma ''gororoba'' de cor verde misturada com laranja, que não podia ser desperdiçada, e para piorar, ela tinha que estar fora de casa até 7:30 da manhã, pois como toda a sua ''família'' saía, e ela não tinha chave. Caso contrário , estaria presa o dia inteiro em casa. Escolhendo sair, tinha que chegar no máximo 7:30 da noite senão não teria jantar. Eles ainda a receberam super mal, e a ignoravam. E para piorar,ela não estava tendo aula, ou seja, tinha que ficar na rua mesmo! E...Não sabia nada de inglês! Por isso, sempre quando pensar que você está mal, pense que tem alguém muito pior que você!
Outro tipo de acomodação muito comum é o backpacker. É destinado mesmo para os viajantes. Não é muito barato não, com os preços em torno de 20 dol por dia, dividindo quarto com uma média de 8, 9 pessoas (sem exageros) . Dependendo da sua ''sorte'', ainda dá para ser roubado! Meu Mate 1, viajou para Sydney por esses meses, e conseguiu ser roubado no último dia ''enquanto ia comprar um miojo no supermercado da frente'', segundo ele. Agora imagina a cena, sozinho, sem dinheiro, sem passaporte, perdendo também todos os presentes que ele tinha comprado com o seu duro dinheirinho de trabalhador braçal em um restaurante busy (terror de todo kitchen hand).
Talvez o destino de 99% dos brasileiros é uma sharehouse. Não vou falar que seja todo mundo, mas posso falar sinceramente que não conheço esse 1%!
Geralmente o pessoal aluga na City (centro) um ap, muito bom, mobiliado, com uma vista incrível , que teoricamente não deveria ter muitas pessoas a mais...Porém, na prática, pode ser um pouco diferente.
Meu amigo, Mate 2 ,alugou a casa para alguns europeus. Até aí tudo bem. O que ele não esperava é que todos os dias eles fariam festas, fumariam muita maconha o tempo inteiro, usariam muita droga e fariam barulho todos os horários do dia!
Amigo Mate 3 mora com 4 koreanos, e 1 japonês. Os koreanos só jogam playstation 3 (o dia inteiro) e o japa só pensa em fumar maconha!
Mate 4 conseguiu garantir a cama no quarto com mais 3 pessoas, enquanto na sala 4 dormem e mais 2 dormem no outro quarto. E isso tudo com 1 banheiro! e todos homens.
EMPREGO!
Essa é a parte mais ''SUJA'' da Austrália. Literalmente. Espero que todos já saibam o que lhes espera : Lavar muito prato, usar muito aspirador (vaccum), limpar muuito banheiro, entregar muita comida...
Tem uma imensa lista de empregos, mas esses são definitivamente os mais populares:
...pra quem não tem inglês...
Muitas pessoas encontram emprego nos offices na city limpando alguns andares de escritórios. Você pode pensar que isso é fácil, mas depois de 1 semana, 3 andares, muita poeira, e nem sempre um superviser agradável, o quadro muda de imagem! Lavar prato é necessário basicamente muita força de vontade. Como diz o meu Mate 1 enquando está lavando prato e seu fud., ele acha inspiração na frase : ''Tem que pensar no dinheiro!!!''
Tem o runner, ele tira a mesa, poli talher, copo...Você não tira pedidos,e geralmente não leva prato, só limpa. É uma 'cleaner chique' digamos assim, só que de restaurante.
Para as meninas, algumas escolhem o caminho de dançar em bares a noite.Nua mesmo. Só para deixar explicado que isso não é sinonimo de prostituição, é proibido, a não ser que a dançarina aceite, que toquem ou falem, ou filmem alguma coisa!
...pra quem tem 'um pouco' mais de inglês...
Waitress/Waiter (garçonete/garçom). Você pode ter a felicidade de achar em um café, super tranquilo, ou em um lugar muito agitado, o que pode ser um Deus nos acuda!!! É necessário saber pelo menos o básico de inglês. Enquanto você estava no restaurante, comendo com sua família/amigos/etc, relaxando, não tinha idéia do quão difícil pode ser rodar a noite inteira, sorrir e disfarçar o cansaço de uma noite de trabalho!
Você pode ser um vendedor...das mais variadas coisas. Desde de lojinha de sorvete até uma loja. Isso tudo depende da sua disponibilidade e seu inglês.
PERDA DE FOCO!
Sempre escuto de muitas pessoas , assim que chegam que vão fazer o máximo para evitar falar em português.
Só que depois de um tempo, você passa a sentir falta do tipo de humor brasileiro, de falar a sua primeira língua, da sua comida, de casa, dos amigos...
E o jeito mais ''fácil'' de estar mais ligado com tudo isso que você tanto sente falta...
É fazendo o que você se propôs a não fazer!
É instantâneo!
Quando você escutar o primeiro brasileiro falando na escola um ''Qual é Leke?'', um ''Bahh Guri'', ou o mais comum '' Ô Meu!'' ...
A partir daí, está feito o seu grupo que provavelmente vai ficar até o fim da viagem,( Claro, quando dá pra falar na sua língua , pois na escola é TERMINANTEMENTE PROIBÍDO falar na sua língua nativa).
Além de o estilo de vida australiano ser regado a muito bebeida alcoolica e Pubs até mesmo em dia de semana; aqui tem muita gente diferente, uma nova experiência...Tudo novo!
É é mais do que normal as pessoas tenderem a esquecer seus objetivos iniciais e encorporar mesmo as Parties, as Jugs (mais ou menos 1 L e 150 mL de BEER)...
Mas pensa bem, se olharmos por outro ângulo, está todo mundo carente, há meio mundo distante de casa, ralando em empregos bem difíceis.
É mais do que compreensível que as pessoas achem uma válvula de escape.
Como aqui é um dos países mais cosmopolitas do mundo, vocês vão escutar muito a expressão de ''completar as figurinhas do meu álbum de nações''.
Uma Mate 5 já deu a volta ao mundo, e provavelmente já fala todas as línguas do mundo! Essa é uma apreciadora de relações humanas .
ESCOLA!
Até que dá para aturar a escola nas primeiras semanas.Maaas...
Depois disso, você não aguenta mais! Especialmente quando já começou a trabalhar, que você só quer mesmo é saber de dormir depois do trabalho! E o horáio da escola é horrível! Normalmente de 8:30 da manhã até as 15:30.Uma tortura!
O que te impede de arranjar empregos melhors, pois o horário comercial é até 5 p.m., e restringe sua opçôes. ! Te deixando a primeira :Early Morning, antes da escola de madrugada! Ou depois, de noite, das 5:30 atééé...
Só na escola você perde o horário do sono de manhã e o do depois do almoço!
A escola é composta por muuuitos asiáticos (que falam muito mal), muitos europeus , muitos colombianos/brasileiros (latinos em geral) e alguns canadenses. Ah e alguns perdidos que nós nunca pensamos que realmente conheceríamos alguém de Fiji, ou Nova Guiné...
Acredito que o problema mesmo seja porque são muitas horas de aula de inglês, praticamente uma overdose!
CUSTO DE VIDA!
Extremamente caro! E pode ser exorbitantemente caro dependendo (claro) de onde você vai morar e do estilo e vida que você vai escolher ter. O que no Brasil seria muito barato, como por exemplo encher a cara para beber...Aqui é um absurdo! Então por isso que o salário vai por água à baixo na primeira party! Tudo é pago por semana, e mesmo que você se surpreenda com a quantia de dinheiro que recebe, vai se surpreender mais ainda com a quantia que sai em aluguel, alimentação, etc.
TRANSPORTE!
Posso falar em Brisbane...Fora taxi, não tem transporte de madrugada, então se você precisa se locomover, ou é a pé ou de carona.
O ticket (daily) do ferry/ônibus é de 5.20 dol - Jpa em Sydney e Melbourne chega a ser quase o dobro).
A vigilância não é muito dura, então você até pode viajar sem ter pago, mas se você tiver a infelicidade de pegar algum segurança pedindo para ver o seu ticket, e você não tiver, corre o risco de além de pagar uma multa de 150 dol, passar uma vergonha consideravel, pois aqui não existe ''jeitinho brasileiro''.
Vou ficando por aqui...
Espero não ter assustado ninguém!
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário