O viajante encontrará poucos riscos para a saúde quando estiver viajando em qualquer parte da Austrália. Os padrões de higiene são elevados, principalmente na preparação da comida. Os médicos e dentistas são altamente capazes e os hospitais são bem equipados. Em caso de doença, o seu hotel poderá chamar ou recomendar um médico, ou pode-se pedir à embaixada ou consulado do pais de origem do turista uma lista de médicos recomendados por eles. É aconselhável que os visitantes estrangeiros façam um seguro-saúde ou comprem um cartão de assistência antes de viajar. O governo australiano recomenda que se certifiquem de que o seguro pessoal ou de viagem inclua um seguro-saúde para cobrir possíveis doenças ou acidentes. E recomenda aos turistas: "Para ter uma vida saudável e segura na Austrália, proceda da mesma forma que faz em sua casa. Assim como você se protege do sol australiano, proteja-se também contra as doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS."
- Outback
É bom tomar precauções para se viajar independentemente para áreas mais isoladas do outback (interior). A viagem deve ser planejada com a ajuda de um mapa confiável e o roteiro deve priorizar as rotas conhecidas. Conferir as condições de hospedagem e das estradas, antes de partir, também é recomendável.
É bom informar a alguém sobre que rota vai seguir, destino e hora prevista de chegada e pedir que a policia seja informada caso o viajante não tiver mantido contato na hora combinada; uma boa provisão de combustível, alimento e água (pelo menos cinco litros de água/dia/por/ pessoa) deve ser providenciada; beber água regularmente e em quantidades suficientes previne a desidratação: se o veiculo quebrar no percurso deve-se permanecer onde haja sombra e proteção do calor.
- Idioma
O inglês é o idioma oficial em toda a Austrália. Assim como o português de Portugal e o do Brasil, o inglês australiano apresenta peculiaridades de sotaque e expressões idiomáticas próprias, relativamente próximas àquele falado no Reino Unido ou nos Estados Unidos, embora o padrão seja o inglês britânico. Mas como os australianos são muito solícitos e recebem os estrangeiros muito bem, os turistas podem e devem fazer perguntas.
- Bagagem
As bagagens despachadas e de mão poderão ser inspecionadas pelos oficiais alfandegários e inspetores de segurança dos aeroportos. A bagagem de mão também é conferida pelo pessoal de segurança dos aeroportos, antes do embarque em vôos domésticos e internacionais.
- Leis para bebidas alcoólicas
Os regulamentos sobre o consumo e venda de bebidas alcoólicas variam em cada Estado. Entretanto, existem certas regras gerais. Os bares públicos têm licença para funcionar de segunda a sábado, das 10h às 22h.
Aos domingos, o horário varia em cada Estado. Os restaurantes, clubes e hotéis possuem um horário mais flexível. É necessário ser maior de 18 anos para consumir álcool em público. Garrafas fechadas são vendidas apenas em hotéis e lojas autorizadas para a venda de bebidas alcoólicas.
- Combustível
O combustível na Austrália é vendido por litro e pode ser: super leaded, unleaded regular e premium unleaded. A gasolina custa entre A$ 0,90 e AS 1,30 por litro, sendo que a unleaded custa dois centavos a menos por litro. Freqüentemente, os preços são mais altos nas áreas rurais. Os postos de gasolina sáo muitos, mas os horários de funcionamento variam. A maioria aceita cartões de crédito internacionais.
- Medicamentos
É permitido aos visitantes levarem quantidades razoáveis de medicamentos (não narcóticos) prescritos pelo médico de seu pais. Todos devem estar claramente rotulados e identificados. Para grandes quantidades é aconselhável levar uma receita médica para apresentar à alfândega, se necessário, e para um médico australiano, se solicitado. Todos os medicamentos precisam estar na bagagem de mão. As farmácias locais, chamadas de "chemists", podem manipular a maioria das receitas, mas para isso precisam ser prescritas por um médico registrado na Austrália.
- Quarentena
A Austrália tem um ambiente único e também livre de muitas pragas e doenças encontradas em outros locais no mundo. Por isso, a importação de comidas frescas ou embaladas, frutas, ovos e seus derivados, carnes, vegetais, sementes, animais e plantas são rigorosamente controlados. Ao entrar na Austrália de avião ou navio é necessário preencher o Travellers' Statement. Se estiver transportando qualquer animal ou planta (na bagagem de mão ou despachada) o viajante tem de declará-los na chegada. Os inspetores da quarentena checam as bagagens nos aeroportos internacionais de toda a Austrália. A falta de declaração desses itens gera penalidades severas.
- Religião
O cristianismo é a fé predominante, mas todas as maiores religiões estão representadas. Há igrejas, mesquitas, templos e sinagogas na maioria das principais cidades. Os hotéis poderão informar sobre esses locais.
- Fumar
Não é permitido fumar em prédios oficiais e na maioria dos transportes públicos, incluindo vôos domésticos. Algumas linhas aéreas internacionais proíbem o fumo enquanto no espaço aéreo australiano, assim como nos aeroportos.
- Táxis
Serviços de táxis existem nas grandes e pequenas cidades. Há pontos de táxi nos terminais de transporte, nos principais hotéis e shopping centers e também andando disponíveis pelas ruas. Táxis livres exibem uma luz indicadora. Existem empresas de rádio-táxi, que poderão ser encontradas nas Listas Amarelas e que ao serem, chamadas, cobram um pequeno acréscimo. Taxas adicionais para bagagem e reservas antecipadas são cobradas à parte, caso contrário o valor da corrida é do taxfmetro. Os motoristas de táxi não esperam gorjetas, mas as aceitam.
- Telefones
A Austrália possui um moderno sistema de telefonia. O custo mínimo de uma ligação local de um telefone público é 40 centavos. Os telefonemas interurbanos dentro dá Austrália (STD) e Ligação Direta Internacional (DDI) podem ser feitos de telefones públicos. A telefonista fornece os pregos das chamadas, que variam de acordo com a distância e o horário. Os telefones públicos aceitam várias moedas e Phonecard (cartões). O Phonecard é um cartão pago antecipadamente para uso em telefones públicos para fazer chamadas interurbanas e internacionais e podem ser usados em 75% dos telefones públicos. Os cartões podem ser adquiridos no varejo e custam $5, $10, $20 ou $50. Os cartões Telstra PhoneAway podem ser usados de qualquer telefone na Austrália, telefones de casa e escritório, celulares, de hotéis e públicos. Todos os custos de chamada são cobrados no cartão. Os Creditphones utilizam a maioria dos principais cartões de crédito como American Express, Visa e Diners International e podem ser encontrados em aeroportos internacionais e domésticos, centros de cidades e muitos hotéis. O Country Direct permite acessar diretamente a telefonista do pais de origem do turista ou utilizar algum serviço automático. Não é necessário usar dinheiro vivo quando a chamada for a cobrar ou quando a chamada for debitada do cartão. Os Country Direct Calling Guides estão disponíveis em hotéis, agências de viagens e operadoras.
- Centro de Informações Turísticas
Até mesmo na menor cidade encontra-se um quiosque distribuindo informações turísticas e conselhos, sem cobrar nada. Estão identificados com o símbolo internacional "l".
- Cheques de Viagem
Podem ser trocados em bancos ou hotéis de maior porte, já que essa troca é difícil em qualquer outro lugar. Alguns bancos podem cobrar uma pequena taxa para trocar cheques de viagem por dinheiro.
- Pesos e medidas
A Austrália usa o sistema métrico de pesos e medidas. Velocidade e distância estão medidas em quilômetros; mercadorias, em quilogramas e litros; temperatura, em graus Celsius (centígrados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário