sábado, 1 de dezembro de 2007

6 passos para ir para a Austrália - estudante

1ª Etapa – Plano de Estudo

Em que tipo de ensino você está interessado?

O sistema australiano de ensino e treinamento tem quatro setores principais:

  • universidades
  • ensino e treinamento vocacional
  • escolas
  • treinamento em língua inglesa

O sistema nacional de rotas da aprendizagem da Austrália, ou Estrutura Australiana de Qualificações – AQF, permite que estudantes movam-se facilmente de um nível do setor e da qualificação para o seguinte, e de uma instituição para outra.

Enquanto você passeia através de cada setor você encontrará informações sobre qualificações, duração e começo de curso, requisitos de entrada, reconhecimento das qualificações, garantias de qualidade e a infra-estrutura de padrão internacional para o ensino, aprendizado e pesquisa.
Em que áreas de estudo você está interessado?

As universidades oferecem muitos cursos de graduação e pós-graduação que englobam campos de estudo tais como agricultura, negócios, economia, educação, ciência ambiental, engenharia, ciências da saúde, ciências humanas e sociais, tecnologia da informação, direito, matemática e computação, medicina, ciência e artes visuais/dramáticas.

As instituições de ensino e treinamento vocacional oferecem treinamento que é ao mesmo tempo prático e orientado a carreira, incluindo negócios, computação, marketing, turismo e hotelaria.

As escolas australianas oferecem um método educacional altamente interativo, incentivando os estudantes a participarem e desenvovendo a a confiança em suas habilidades pessoais. Todas as escolas oferecem inglês, matemática, ciências, artes, tecnologia e idiomas. Você também pode escolher outeras materia como mídia digital, agricultura, desenho gráfico, música e contabilidade.

A Austrália oferece uma série de estudos da Língua Inglesa, que abrange desde o iniciante ao estudante de nível avançado, bem como ao treinamento de ensino.
Na etapa seguinte nós iremos guiá-lo na procura por um curso e uma instituição.
Que nível da qualificação é melhor para você?

O AQF é um sistema nacional de rotas de estudo que cobrem 13 qualificações diferentes, ligam os quatro setores educacionais e fornecem rotas de aprendizado e reconhecimento dos seus estudos anteriores. Uma vez que o status de suas qualificações é estabelecido o AQF ajudará você a escolher os cursos apropriados dentro da Austrália. Muitas instituições oferecem estudos preparatórios, também conhecidos como Pontes ou Cursos Preparatórios, para ajudar na satisfação dos requisitos acadêmicos de matrícula das instituições australianas. Há também muitos cursos de inglês, com datas de início por todo o ano, para prepará-lo para seus estudos na Austrália.
saiba mais sobre o AQF.
Você tem uma localização preferida?

Você deve querer escolher a localização e o ambiente da instituição onde vai estudar (por exemplo urbano ou rural, dentro ou fora do campus, ambientes e atividades extracurriculares disponíveis).

Pode preferir o ambiente urbano dos nossos campi na cidade, or talvez prefira conhecer o tipo de vida em comunidade de um dos campi regionais.
Na próxima etapa nós ajudaremos você a encontrar suas instituições preferidas em um mapa da Austrália e fazer uma conexão direta com os websites de grande parte destas instituições.
Considerações financeiras

A maioria dos estudantes internacionais na Austrália paga anuidade integral e não tem bolsa de estudo. Empréstimos estudantis não estão disponíveis para estudantes internacionais na Austrália.

Você terá que considerar se tem os recursos necessários para estudar em uma instituição particular. As taxas variam de acordo com a instituição e disciplina selecionadas. Por exemplo, ciência e cursos médicos que requerem um grande uso de laboratórios e trabalhos de campo são mais caros do que cursos de artes. Para conseguir um visto de estudante você terá que declarar sua habilidade financeira e na maioria dos casos você precisa de evidência de ter fundos para pagar parte ou todas as suas anuidades.

Existe também o custo de vida a considerar. Se você pretende conseguir um emprego enquanto estuda na Austrália então o dinheiro que você ganhar por trabalhar na Austrália deve ser somente para suplementar sua renda e não ser sua única fonte de renda. Você pode aplicar para um novo visto de estudante com direito a trabalho somente depois que você chega na Austrália e começou estudar. Você só será permitido trabalhar um número limitado de horas. Conseqüentemente você não deve esperar que seu salário consiga cobrir seus custos de vida.
saiba mais sobre os custos de vida e estudo
Você tem alguma consideração pessoal?

Existem também algumas considerações pessoais ao decidir-se sobre a instituição (por exemplo, amigos já terem estudado na mesma instituição, amigos e parentes mais perto, ou a instituição atende às suas necessidades religiosas, esportivas e recreativas).
Etapa seguinte

Agora que você tem uma boa idéia do nível de qualificação e onde você quer estudar...
2ª Etapa – Seleção do Curso
Etapa anterior
Selecionado um curso

Você tem vários cursos para escolher na Austrália. Você terá que encontrar que instituições oferecem o curso que você está interessado. Mesmo se você está interessado somente em um tipo de curso, você pode encontrar muitas instituições em sua lista. Este website tem duas ferramentas interativas para lhe ajudar a selecionar um curso e instituição que melhor satisfaçam suas necessidades e objetivos de carreira – o Study Wizard e o mapa interativo.

Por lei, todas as instituições australianas e os cursos que elas oferecem aos estudantes internacionais devem ser acreditados e registrados pelo governo australiano. Este registro fornece informações sobre serviços e localização da instituição, cursos e durações de cursos, taxas e anuidades. Para encontrar quais instituições oferecem a seu curso preferido...
procure na lista de cursos registrados
Encontrando uma instituição

Um mapa interativo lhe ajudará a encontrar suas instituições preferidas e então você pode verificar a lista dos cursos que elas oferecem. Estudantes freqüentemente procuram informações sobre mais de uma instituição antes de decidir uma em particular. Este mapa tem links para as páginas principais dessas muitas instituições onde você pode encontrar mais informações.
procure no mapa interativo de local das instituições
Você satisfaz os requisitos de matrícula do curso selecionado?

Estudantes têm que satisfazer requisitos acadêmicos mínimos para serem aceitos em certos cursos. Cada instituição estabelece seus próprios requisitos de matrícula, podendo estes variar de uma instituição para outra, e de um curso ou faculdade para outro. Alguns cursos também requerem experiência de trabalho relevante e isso pode ser particularmente importante com relação a MBAs e outros estudos de pós-graduação.

Você pode ter que fornecer evidência de suas realizações acadêmicas e proficiência de língua inglesa para avaliar se você satisfaz os requisitos de matrícula para seu curso de estudo proposto na Austrália. As instituições avaliarão o nível e as notas do estudo que você completou na Austrália ou em seu país de origem.

Se você não satisfizer os requisitos de matrícula para seus estudos adicionais, você pode matricular-se em uma escola secundária na Austrália. Se você não satisfizer os requisitos de matrícula de um curso de Graduação você pode matricular-se em um Curso Preparatório que o prepararia para um estudo adicional na Austrália e reserva um lugar provisório em seu curso de escolha. Pontes como o Programa de Qualificação para Mestrado, também são oferecidas. Recomenda-se que você procure o aconselhamento da instituição escolhida sobre como satisfazer requisitos de matricula antes de aplicar para a admissão nos cursos selecionados.
saiba mais sobre requisitos de matrícula
Você satisfaz os requisitos de inglês?

A evidência de proficiência em inglês é necessária ao se aplicar para um visto de estudante. Dependendo do setor de ensino proposto, você necessitará ter uma nota mínima no teste de proficiência da língua inglesa IELTS e/ou um período em um curso de inglês.

A maioria dos cursos de universidade e do ensino e treinamento vocacional também requer dos estudantes um nível apropriado de proficiência em inglês. Você deve verificar com cada instituição que testes de proficiência em inglês são reconhecidos por essas instituições e a nota mínima para cada curso. Há muitos cursos de inglês, com datas de início pelo ano todo, para prepará-lo para a continuação dos seus estudos na Austrália.
saiba mais sobre cursos e testes de inglês
Próxima etapa

Agora que você selecionou os cursos e as instituições que melhor satisfazem suas necessidades e objetivos da carreira...
3ª Etapa – Aplicando para Admissão
Etapa anterior

Você selecionou os cursos e as instituições em que você está interessado em aplicar.
Obtendo formulários de requisição

Você pode obter um formulário de requisição ou de um agente australiano educacional local ou de um responsável designado pela instituição. O centro de Educação da Austrália ou a Embaixada Australiana no seu país pode oferecer uma lista de agentes de educação australianos ou fornecer detalhes sobre o responsável designado como contato pela instituição.
Reunindo outros documentos relevantes ao seu requerimento

Geralmente inclui:

* Um documento com o nome da instituição requisitada, nome do curso requisitado e escolhas de segundo e terceiro cursos na mesma instituição
* Detalhes completos do histórico escolar, incluindo cópias de qualificações já obtidas
* Comprovantes de proficiência em Língua Inglesa (para graduação e pós-graduação, e também educação vocacional e treinamento)

Se você não tiver certeza que documentos deve apresentar, entre em contato com a instituição que você selecionou. Se você está atualmente matriculado em um curso, e recebeu aceitação provisória com base no seu desempenho acadêmico anterior, na antecipação que seus resultados finais não sejam muito diferentes das notas já alcançadas.
Submetendo o formulário de aplicação

Após o preenchimento de seu formulário de aplicação, você deve reunir todos os documentos requeridos e submetê-los diretamente às instituições. Dependendo do seu país de origem e da instituição que você selecionou, você pode ser instruído enviar seu formulário para:

* um agente local da instituição em seu país, ou
* ao escritório internacional ou oficial de contato nomeado pela instituição.

Recebendo uma confirmação de matrícula

A instituição avaliará sua aplicação e documentos originais e indicará se você satisfaz os requisitos de matrícula e se será admitido. Se bem sucedido, a instituição emitir-lhe-á uma carta de oferta. Dependendo de seu país e do setor de ensino do seu estudo você pode ser ter que passar por uma avaliação pré visto antes da instituição emitir uma Confirmação Eletrônica de matrícula (Electronic Confirmation of Enrolment - eCoE). O eCoE é a única evidência de matrícula aceita para processar aplicações de visto de estudante. Pode ser necessário pagar as anuidades antes de aplicar para o visto de estudante. A instituição indicará seus requisitos mas geralmente irá requerer o pagamento de ao menos um semestre da anuidade.
Próxima etapa

Agora você pode começar o processo de requisição para seu visto de estudante.
4ª Etapa – Aplicando para um Visto
Etapa anterior

Antes que você possa aplicar para um visto, você deve conseguir uma carta de oferta da instituição para qual você aplicou. Veja a página de aplicação para admissão para mais informações.
Obtendo informações sobre vistos

Os estudantes internacionais devem ter um visto de estudante válido pela duração de seus estudos na Austrália. Você deve verificar com a Embaixada Australiana de seu país se você é elegível para aplicar para um visto de estudante antes de obter a confirmação oficial de sua matrícula e de pagar anuidades. Você só receberá um visto de estudante para estudar na Austrália se você for estudar em um curso de período integral que seja acreditado e registrado pelo governo australiano. O Departamento de Imigração e Assuntos Multiculturais e Indígenas (Department of Immigration and Multicultural and Indigenous Affairs – DIMIA) também tem escritórios em muitos países e você pode visitar o website deles para os endereços.
saiba mais sobre requisitos do visto
Onde eu posso conseguir os formulários de aplicação para o visto?

Os formulários de aplicação para o visto estão disponíveis no website do Departamento de Imigração e Assuntos Multiculturais e Indígenas (Department of Immigration and Multicultural and Indigenous Affairs – DIMIA). A maioria dos estudantes terá que preencher o Formulário 157A de aplicação para um visto (provisório) de estudante. Todos os estudantes com Nível de Avaliação 1, maiores de 18 anos e que estejam aplicando para seu próprio visto, podem optar por fazer a aplicação para um visto de estudante eletrônico no website do DIMIA.
Onde eu posso conseguir ajuda com o preenchimento de uma aplicação para o visto?

Os formulários de aplicação para o visto são projetados de modo que você possa completá-los com mínima, se alguma, ajuda. O website do DIMIA tem informações do visto para download e fornece mais informações sobre as requisitos do visto de estudante. Entretanto, se você deseja ajuda para obter um visto é recomendado que você use um agente de imigração registrado. Contate a Embaixada Australiana mais próxima ou um escritório do DIMIA para uma lista de agentes de imigração registrados.

Você terá que fazer um exame médico como parte do processo de aplicação do visto. Você receberá uma lista de médicos aprovados e de formulários especiais que o médico deve preencher.
Onde eu submeto a aplicação para o visto?

A menos que instruído de outra forma pela instituição ou pelo agente com quem você tem tratado, você deve mandar seu formulário de aplicação para o visto (junto com a correta taxa de pagamento do visto e todos os documentos necessários) para a Embaixada Australiana mais próxima ou ao escritório do DIMIA.
Obtendo o seguro médico

Todos os estudantes devem demonstrar evidência de que possuem seguro saúde antes que um visto possa ser emitido. A Austrália tem um sistema especial de seguro saúde para estudantes internacionais. Em muitos casos você pode pagar o seguro médico compulsório (Seguro Saúde de Estudante Estrangeiro ou OSHC - Overseas Student Health Cover) à instituição de ensino que pagará a seguradora por você. Se você for um estudante patrocinado pelo AusAID você não necessitará pagar o OSHC você mesmo, mas terá que fornecer prova que o AusAID apóia sua aplicação.

Os estudantes noruegueses são isentos deste requisito. Os estudantes suecos que estão estudando pelo CSN International (Swedish National Board of Student Aid) que obtiveram seguro saúde pelo CSN também são isentos do requisito de OSHC.
Recebendo seu visto

Você só receberá um visto de estudante para estudar na Austrália se você for estudar em um curso de período integral que seja registrado. Se sua aplicação for bem sucedida você receberá um visto de entradas múltiplas permitindo que você viaje para e da Austrália dentro do período para qual o visto foi concedido. Esse período dependerá do curso para qual você foi aceito. Seu visto pode ser cancelado se você interromper seus estudos ou não satisfazer as condições de seu visto.
E se minha aplicação para o visto de estudante não for bem sucedida?

Se sua aplicação não for bem sucedida você será informado das razões por escrito. A decisão de não lhe conceder um visto de estudante não pode ser revista se você aplicar de fora da Austrália. Antes de reaplicar para um visto de estudante, você deve considerar com cuidado que evidência você pode fornecer para satisfazer o responsável pelas decisões que você satisfaz todos os requisitos de um visto de estudante. Se você aplicar na Austrália e for recusado, você pode aplicar para uma revisão de decisão. Você será notificado dos seus direitos de revisão por escrito e dos prazos limite para alojar tal apelação.
Próxima etapa

Agora que sua aplicação para o visto foi concedida você pode começar a preparar-se para sua partida.
5ª Etapa – Antes da Partida
Etapa anterior

Antes de fazer as preparações finais para sua viagem, assegure-se que seu visto de estudante foi concedido.
Notificação de admissão e pacote de informações da instituição

A instituição em que você se matriculou emitirá uma confirmação de matrícula e um pacote de informações. Este pacote é muito importante porque contem informações sobre seu curso, opções de acomodação e eventos importantes que você deve participar durante as primeiras semanas de estudo. Pode incluir informações sobre a cidade que você está indo, clima, prováveis requisitos de vestimenta, costumes locais, shoppings, acomodação, transporte, bancos, serviços de correio e telefone, custo de vida e quantidade de dinheiro que você deve trazer a princípio, providências para sua recepção e período de estabelecimento e a data prevista para a sua chegada. Certifique-se de contatar sua instituição se você não receber este material antes de sair de seu país.
Arranjando finanças, transporte e acomodação

A menos que você seja atendido por um agente você terá que comprar seus bilhetes aéreos.

Certifique-se de ter um lugar para ficar quando você chegar na Austrália. É uma boa idéia pedir que a instituição providencie uma acomodação em casa de família ou uma acomodação temporária por 2-4 semanas. Durante este tempo você pode encontrar acomodação permanente. Se você não pedir que a instituição arranje a acomodação você terá que arrumar sua própria acomodação. O escritório internacional de sua instituição pode lhe ajudar a encontrar a acomodação apropriada, no campus ou fora, uma vez que você chega na Austrália.

Você também deve trocar algum dinheiro por dólares australianos. Os traveller cheques são aceitos na maioria das cidades e existem caixas automáticos que aceitam os principais cartões de crédito. Para informações adicionais em opções da acomodação e custos, por favor dê uma olhada na seção de custos de estudo deste website.
Seminários antes do embarque

Recomenda-se que você verifique com sua instituição ou um Centro Australiano de Ensino local se há algum tipo de instrução providenciada antes do embarque, como um seminário.
Regulamento australiano de quarentena

A quarentena australiana é necessária para manter: pestes exóticas e doenças que poderiam afetar plantas e animais nativos, saúde humana, agricultura e nosso meio ambiente, fora do país. Isto é feito pelo Serviço de Quarentena e Inspeção (Quarantine and Inspection Service - AQIS). Visite o website do AQIS para informações em várias línguas estrangeiras sobre o que você não pode trazer para Austrália e sobre o que sua família e amigos em casa não podem enviar através do correio. Também, os presentes enviados para a Austrália do exterior não devem ser embalados quando contiveram frutas, vegetais ou madeira.
Próxima etapa

Você está a caminho. Após sua chegada na Austrália você receberá a orientação em sua instituição.
6ª Etapa – Chegada e recepção
Etapa anterior

Tenha certeza de ter feito os arranjos antes do embarque necessários antes de você chegar na Austrália.
Recepção na chegada

Se você fizer arranjos prévios, a instituição aonde você se matriculou mandará alguém para encontra-lo no aeroporto e para leva-lo a sua acomodação. É sábio fazer este arranjo com sua instituição já que você pode não conhecer o sistema de transporte e o dinheiro australianos na sua chegada. Você será informado de como chegar à instituição no dia de sua orientação.
Orientação

Você receberá orientação em sua instituição pelo diretor internacional. As regras e regulamentos da instituição serão apresentadas e te ajudarão a decidir seu horário de aula.
Auxílio com acomodação

Se você não providenciar sua acomodação antes do embarque, a instituição pode ajudar-lhe a encontrar acomodação apropriada para alugar ou casa de família. Você pode também checar os quadros de aviso do campus para ver se há outros estudantes procurando pessoas para dividir apartamentos ou casas. Os jornais locais têm anúncios de acomodação vaga, particularmente nas edições de sábado e meio de semana. Todos os estudantes menores de 18 devem ter sua acomodação aprovada pela instituição.

É uma exigência do governo australiano que os estudantes notifiquem sua instituição de ensino de seu endereço na Austrália dentro de sete dias de sua chegada, e que notifiquem sua instituição de ensino toda e qualquer mudança de endereço dentro de sete dias.
Etapa seguinte

Bem vindo à Austrália! Seus estudos serão desafiadores e recompensadores. E há muito o que fazer em seu tempo livre para conhecer a Austrália e os australianos!
Eu posso mudar meu curso ou instituição?

Você deve permanecer com a mesma instituição por 12 meses (ou a duração do curso se este for menos de 12 meses). Você pode mudar seu curso mas antes disso você deve aplicar no DIAC para mudar o provedor de ensino. Há uma taxa de A$135 (em novembro de 2003) a não ser quando o estudante muda porque a instituição é incapaz de fornecer o curso.
Lembrete amigável

É importante cumprir com as condições do visto de estudante australiano pela duração de sua estada. Pela legislação do governo, estudantes que quebram as condições arcarão com o cancelamento imperativo do visto.

Durante seus estudos, você pode sair e entrar na Austrália se você tiver um visto válido. Se não, você terá que reaplicar, pagar a taxa e satisfazer os requisitos atuais do visto.

Seu visto de estudante é inválido para a residência permanente na Austrália ou para a residência depois que você terminou seus estudos. Você é obrigado a sair da Austrália ao fim de seus estudos. Se você quiser se matricular em um novo curso, você tem que aplicar para um novo visto de estudante antes que o seu visto atual vença. Se o seu visto atual tem uma condição de 'no further stay' você talvez não ganhe um visto de estudante novo enquanto estiver na Austrália.

O programa de imigração por competência do governo australiano (skilled migration programme) é direcionada a jovens competentes, com ensino e habilidades proeminentes que contribuirão para economia australiana. Em julho de 2003 houve mudanças no programa de imigração por competência. Para mais informações sobre essas mudanças, acesso o website da DIAC. Os estudantes qualificados podem requerer internamente determinados vistos temporários e permanente. Se você desejar migrar para a Austrália você deve contatar o DIAC para conhecer as exigências de imigração.




FONTE:http://www.studyinaustralia.gov.au

Nenhum comentário: